POLÍTICAS DA HIBRIDAÇÃO


image001

As artes visuais nunca tiveram tanto poder na construção da cartografia cultural do presente, como nos últimos dez anos, período que corresponde, não por acaso, à plena instalação do capitalismo financeiro transnacional. As exposições internacionais converteram-se num dispositivo privilegiado da construção de uma narrativa que nos dê condições de nos situarmos o contexto de um mundo irreversivelmente globalizado.

O convívio e a hibridação de uma multiplicidade de culturas e de modos de subjetivação encontra-se evidentemente no centro desta construção. Este modo híbrido de produção de cultura e de subjetividade em si não é nem melhor nem pior do que aquele regido por uma lógica identitária que o precede historicamente: ele é apenas o modo próprio de nossa atualidade. O que sim faz diferença são as políticas de hibridação na produção destes novos territórios existenciais e suas cartografias culturais. São estas políticas que estaremos examinando nas cartografias que vem sendo propostas no terreno da arte.

 

 

Suely Rolnik é psicanalista, pesquisadora, curadora e professora de quatro universidades: Titular da PUC-SP (Pós-graduação em psicologia clínica: Núcleo de estudos transdisciplinares da Subjetividade), docente convidada do Master oficial en Historia del Arte Contemporáneo y Cultura Visual, Universidad Autónoma de Madrid y Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS), do Programa de estudios Independientes (PEI) do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MacBa) e do Départament de Danse da Université de Paris 8. Autora entre outros, de Micropolítica. Cartografias do desejo em colaboração com Félix Guattari, publicado em 5 países.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s