O TENDENCIOSO 3D: há profundidade nisso?

Podemos observar a explosão de anúncios publicitários que utilizam do 3D como recurso gráfico para a criação de mensagens publicitárias, ou melhor, de imagens publicitárias. São filmes cinematográficos exibidos com recursos 3D, televisão em 3D, até celular em 3D já estão desenvolvendo (artigo que vi na revista Galileu online). Nas agências, por exemplo, ao criar uma marca para certo cliente logo de cara já vem o seguinte pedido: gostaria de uma marca em 3D.

A tendência de criação de imagens em 3 dimensões me faz questionar o seguinte: as imagens adquiriram profundidade? Em artigo que escrevi para especialização em Imagens e Culturas Mediáticas (acesse aqui) relato a forte presença das imagens na vida cotidiana contemporânea, o quanto que o sujeito quer estar próximo às imagens, como Walter Benjamin já sacou muito bem em seu clássico texto de Comunicação.

O que mais me preocupa é simplesmente utilizar o recurso pelo seu simples uso, como se ele fosse a melhor solução gráfica para a peça em questão. Na visão do cliente fica maravilhoso, já que ele é leigo no assunto e o 3D aparenta ser mais agradável aos olhos.

Isso parece me confirmar, mais uma vez, que as imagens são lidas na superfície. O horizonte de expectativa (para lembrar a Estética da Comunicação, pelo viés da Literatura), não é alcançado. Em outras palavras, criamos uma peça super conceitual, que é defendida com aplausos pelo Planejamento, mas na hora em que é vista pelo consumidor final, nada disso parece ter valido a pena. O esforço criativo parece ter sido em vão.

Há profundidade nisso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s