Exposição Polaroid Gigante

Exposição Polaroid Gigante 50×60 | 11 de maio a 12 de junho 
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

flor  prato  balao
Foto: divulgação

A Embaixada da Espanha no Brasil, o Instituto Cervantes em Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e difusão da cultura e do idioma espanhol, e a Fundação Clóvis Salgado convidam o público para visitar a exposição de fotografias Polaroid Gigante50×60, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia.

A iniciativa conta com a coorganização do Ministério da Cultura e da Fundação Municipal de Cultura (FMC)/Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Uma exposição inédita no País, que mostra os instantâneos surpreendentes até 12 de junho, com entrada franca.

Serão apresentadas fotografias obtidas entre 1992 e 1994, a partir de uma das cinco câmeras Polaroid Gigante (50x60cm) existentes no mundo, por 10 renomados artistas espanhóis — Chema Madoz, Juan Manuel Castro, Manuel Vilariño, Mónica Lleó, Roberto Chicharro, Manuel Falces, Ricardo Martín, Toni Catany, Ouka Leele, e Josep Vicent Monzó. Cada um impôs seu estilo nas imagens, utilizando como recurso o aparato capaz de revelar negativos em grandes dimensões.

>> Clique e saiba mais sobre cada artista (47 Kb).pdf.

A mostra Polaroid Gigante 50×60 integra um calendário de eventos culturais que serão promovidos pelo Instituto Cervantes, FMC/PBH, FCS e Usiminas Belas Artes ao longo do ano, entre os quais estão o “El Cine 2011 – I Festival de Cinema Espanhol e Latino-Americano de Belo Horizonte”, o Seminário Internacional da Rede Interlocal e a exposição “Los Caprichos de Goya”.

Polaroid gigante

A exposição Polaroid Gigante 50×60 traz à tona o fascínio pela invenção de Edwin Land — a fotografia Polaroid —, nascida em meados da década de 1940. Ela revolucionou a maneira de produzir imagens e, portanto, mudou o conceito de fotografia contemporânea, abriu novos campos para a criação e passou a oferecer novas linguagens e inúmeras possibilidades artísticas.

As obras expostas surgem em um contexto de instantaneidade, de momentos repentinos, de captação das imagens com o imediatismo provocado pela câmera Polaroid, sem deixar de lado a meditação sobre o conceito, o objeto e o sujeito representados. Por meio das fotografias, pretende-se dar visibilidade às possibilidades experimentais e de pesquisa da fotografia presentes no panorama atual.

Serviço
Evento:
 Exposição Polaroid Gigante 50×60
Data: 11 de maio a 12 de junho
Horário: terça-feira a sábado de 9h30 às 21h; domingo de 16h às 21h
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (Av. Afonso Pena, 737 – Centro)
Entrada franca
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400

#dicaseeventos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s