Notas sobre performance

Compartilho minhas anotações sobre a aula "Introdução aos Estudos da Performance"[clique no nome] ministrada pela Profa. Dra. Leda Maria Martins durante o segundo semestre de 2011 pela Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG.

Outras referências:

a03v1124
arte_performance
ator_performer
construcao_performers_midias
dawnsey_simologia_performance
dawnsey_turner_benjamin_antropologia_performace
diana-final
formas_vida_imagem_andre_brasil
performance_vivido_andre_brasil
leitura_performance_zumthor_galaxia
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GOLDBERG, RoseLee. “A arte de ideias e a geração da mídia: 1968 a 200”. In: GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 142-217.
GOFFMAN, Erving. The presentation of self in evryday life.
DE LA GARDE, Roger. “As manifestações públicas da audiência”. Matrizes, USP, São Paulo, v. 4, n. 1, jul./dez. 2010, p. 193-202. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/ 170/284. Acesso em: 27/12/2011.
RANCIÈRE, Jacques. “O espectador emancipado”. ArtForum, mar. 2007. Disponível em: http://antropofagia-interculturalismo.blogspot.com/2010/03/o-espectador-emancipado-artigo-de_12.html. Acesso em: 21/06/2011.
SCHECHNER, Richard (2003). “O que é performance”. In: O percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n.12, p. 25-50.
SIBILIA, Paula. “O artista como performer. Dilemas do eu espetacular nas artes contemporâneas.”.
Performance Presente Futuro. Catálogo Oi Futuro. vol. II [curadoria Daniela Labra]. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, p. 14-20.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
TAYLOR, Diana. “Acts od transfer”. In: TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire: performing cultural memory in the Americas. London: Duke University Press, 2003a, p. 1-52.
TAYLOR, Diana. “Hacia una definición de performance.”. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n.12, 2003b, p. 17-24.
ZUMTHOR, Paul. “A obra vocal.”. In: ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997, p. 167-217.
ZUMTHOR, Paul. “A performance. A obra plena.”. In: ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p .219-262.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, literatura. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s