PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Algumas produções podem ser visualizadas abaixo.
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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – UFMG

Experimenta-te a ti mesmo: Felipe Neto em performance no YouTube

Resumo: Procuramos compreender, ao longo desta dissertação, de que maneira Felipe Neto em performance no YouTube estabelece uma mútua responsabilidade com as audiências que se formam em seu entorno. Buscamos evidenciar as dimensões espetacular e entretenida que a prática performática adquire nessa ambiência midiática ao atrelar-se às lógicas midiática e mercadológica. Procuramos observar, também, em que medida as audiências dos vídeos se configuram na dinâmica comunicacional investigada. Nossa argumentação está centrada no corpo em ação como locus de realização do ato performático, bem como a coparticipação das audiências na performance. Para tanto, utilizamos a performance como operador analítico para entendermos o tipo de comportamento exibicionista realizado por Neto. Recorremos às categorias analíticas “gestualidade” e “vocalidade” para analisarmos o corpus que delimitamos, bem como propomos uma categoria própria para a investigação de nosso objeto, o “eu performático espetacular”. Descrevemos o objeto escolhido e propomos a análise de alguns vídeos dos dois canais de Felipe no YouTube de acordo com o operador e as categorias analíticas elencadas. Nos atemos a três principais temáticas em pauta nos vídeos, identificadas por meio das palavras-chave (tags) utilizadas para categorizar o material audiovisual postado no YouTube. Realizamos a transcrição dos vídeos, com marcações dos gestos, movimentos de câmera e recursos técnicos empregados, como também, destacamos alguns quadros dos vídeos analisados, em que os gestos do performer podem ser visualizados.

Palavras-chave: Espetáculo. Felipe Neto. Performance entretenimento. Responsabilidade com audiências. Vídeos no YouTube.

Download da dissertação

PROJETO EXPERIMENTAL – CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA – PUC MINAS / 2008

AMARAL, Marina et al.  Mídia de bolso: uma correspondência publicitária. 2008. 135f. Monografia(Conclusão do curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes, Escola de Comunicação Social, Belo Horizonte.

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ARTIGO FINAL – CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMAGEM E CULTURAS MIDIÁTICAS – UFMG / 2009

MENDONÇA, Carlos M. C.; SALGADO, Tiago B. P. Consumidas pelo olhar: a devoração de imagens na publicidade de alimentos. Comunicarte, Campinas, São Paulo, v. 30, n.41, p. 65-77, jul./dez. 2010.

Resumo: Este artigo busca problematizar a estetização da vida cotidiana a partir da reprodutibilidade técnica das imagens publicitárias. Procuramos dar atenção a dois anúncios publicitários que divulgam alimentos e que foram veiculados na revista Veja, durante o segundo semestre de 2009. Eles são analisados a partir de categorias cromáticas, eidéticas e topológicas durante a apresentação estetizada e fantasiada desses produtos. Recorremos ao conceito de experiência, tal como utilizado na perspectiva dos estudos literários, para tensionar possibilidades estéticas presentes na publicidade. Para tanto, apresentamos a aplicação desse conceito a situações cotidianas, em que observamos uma mudança no quadro situacional dos alimentos.

Palavras-chave: Estetização. Experiência estética. Imagens publicitárias. Revista. Vida cotidiana.

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ENTREVISTA COM O PROF. DR. LOUIS QUÉRÉ – EHESS-FR

LAGE, Leandro R.; SALGADO, Tiago B. P. Por uma abordagem pragmatista dos acontecimentos. Entrevista com Louis Quéré. Eco-Pós, UFRJ, Rio de Janeiro, vol. 14, n. 2, p. 176-183, 2011.

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RESENHA INTRODUÇÃO CRÍTICA AOS ESTUDOS DA PERFORMANCE

SALGADO, Tiago B. P. Introdução crítica aos Estudos da PerformanceRevista Galáxia, São Paulo, vol. 12, n. 24, p. 327-329, 2012.

Resumo: O que é performance? Em torno dessa pergunta, Marvin Carlson discute o conceito de performance em suas múltiplas concepções, que perpassam desde as Ciências Sociais até o campo das Artes. O autor aborda o contexto cultural, histórico, político e social em que os Estudos da Performance se desenvolveram e fornece instrumentais teóricos e metodológicos importantes para pesquisas sobre a temática.

Palavras-chave: Estudos. Performance. Performatividade. Teorias.

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A constante experiência do self: aproximações conceituais entre Dewey e Mead

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. A constante experiência do self: aproximações conceituais entre Dewey e Mead. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 26, n. 62, ano XXVI, p. 83-91, 2012/2.

Resumo: Temos em vista em nosso artigo uma abordagem relacional da comunicação. Nesse sentido, buscamos compreender o processo comunicativo a partir de um modelo praxiológico, como elaborado por Louis Quéré (1991), em detrimento de um modelo epistemológico, apreendido nas formulações iniciais sobre a prática comunicativa. Tendo o pragmatismo como eixo norteador de nossa argumentação, nos interessamos por entender e aproximar as noções de experiência e self discutidas por John Dewey (1896, 1980, 2010) e George Herbert Mead (1934). Ambos os conceitos nos parecem adequados para pensarmos a comunicação. Nossa finalidade é, então, constatar em que medida nos é pertinente argumentar que o self encontra-se em constante experiência e quais as implicações que permeiam essa relação conceitual.

Palavras-chave: comunicação, experiência, self.

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Felipe Neto faz sentido? Modos narcísicos de aparecer em dois canais no YouTube

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira; SILVA, Laura Baptista da. Felipe Neto faz sentido? Modos narcísicos de aparecer em dois canais no YouTube. In: CONECO – CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 5, 2012, Niterói. Anais…  Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2012.

Resumo: Evidenciamos o modo como as subjetividades tem se configurado na atualidade, centrando-nos no narcisismo como uma característica própria de sujeitos que se colocam frente ao olhar alheio em busca de reconhecimento e legitimação para suas práticas exibicionistas. Ao aparecerem frente a diferentes audiências, como em um espetáculo de si mesmas, tais sujeitos conquistam visibilidade e cativam diferentes seguidores. Do anonimato para a notoriedade, as subjetividades, outrora introdirigidas, apoiam-se nos media como sustentadores da espetacularização de pessoas ordinárias. Dentro desse contexto, interessa-nos dois canais de Felipe Neto no YouTube, que nos dão a ver um comportamento exteriorizado e fortemente alicerçado em uma imagem que visa produzir sentido sobre si mesma.

Palavras-chave: aparência; espetáculo; Felipe Neto; narcisismo; YouTube.

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Imagens que vinculam: espetáculo, entretenimento e performance no YouTube

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Imagens que vinculam: espetáculo, entretenimento e performance no YouTube. Revista Dispositiva, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 91-106, nov. 2012/abr. 2013.

Resumo: O advento e o avanço das mídias comunicacionais nas sociedades contemporâneas tem reconfigurado os modos de estar junto socialmente e alterado o regime do visível. Atentando para as transformações nos modos de ver e de se relacionar, ressaltamos a dimensão espetacular e entretenida implicada na performance dos agentes sociais. A prática performática, por essa via, tem se configurado segundo à lógica mediática e mercadológica, em que sujeitos em (inter)ação se colocam frente ao olhar alheio visando conquistar atenção e alcançar a visibilidade propiciada pelos media. Neste artigo, atemo-nos à ambiência midiática configurada pela internet, mais precisamente aos vídeos de Felipe Neto no YouTube, buscando compreender de que modo as imagens possibilitam vinculações sociais.

Palavras-chave: Entretenimento; Espetáculo; Felipe Neto; Performance; YouTube.

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Felipe Neto em performance no YouTube: uma responsabilidade mútua entre performer e audiências

MENDONÇA, Carlos M. C.; SALGADO, Tiago B. P.. Felipe Neto em performance no YouTube: uma responsabilidade mútua entre performer e audiências. Comunicação Midiática, São Paulo, v. 7 , n. 3 , p. 31-59 , set./dez. 2012.

Resumo: O artigo busca compreender em que medida Felipe Neto em performance no vídeo “Desabafo e coisas da madrugada” publicado em um de seus canais no site YouTube explicita uma mútua responsabilidade entre performer e audiências. Procuramos apreender a performance como uma prática relacional que se dá a ver perante diferentes audiências, convocadas a participarem de tal ação. Ressaltamos, também, a dimensão espetacular e entretenida que a performance de Felipe Neto adquire na web.

Palavras-chave: audiência, Felipe Neto, performance, vídeos, YouTube.

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Notas sobre audiências, comunidades e fãs nos canais de Felipe Neto no YouTube

SALGADO, Tiago B. P.. Notas sobre audiências, comunidades e fãs nos canais de Felipe Neto no YouTube. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n. 28 , p. 69-82 , 2012/2.

Resumo: Procuramos problematizar os conceitos de audiência, comunidade e fã e os modos como deles  podemos nos utilizar para analisarmos as relações sociais entre os diferentes e múltiplos usuários do site de vídeos YouTube. Para tanto, recorremos aos dois canais de Felipe Neto no YouTube, ambiência em que delimitamos nossos apontamentos empíricos, para compreendermos quais tipos de vinculações comunitárias podem ser pensadas entre o ídolo mencionado e suas audiências fanáticas no site em questão.

Palavras-chave: Audiências; comunidades; fãs; Felipe Neto; YouTube.

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